Pages

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dez Descobertas das Ciências dos séculos XX e XXI

14 Bis
O 14 Bis tinha 10 metros de comprimento, 12 de envergadura e pesava 160 quilos. No dia 13 de Setembro de 1906, Dumont realizou o primeiro voo do 14 Bis. Essa foi a primeira vez que um objeto mais pesado que o ar se elevou sozinho e permaneceu no ar por algum tempo.



ENIAC
O ENIAC era composto por nada menos do que 17.468 válvulas, ocupando um galpão imenso. Processava 5.000 adições, 357 multiplicações e 38 divisões por segundo.



Primeiro Mamifero Clonado
A ovelha Dolly foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. Ela viveu sua vida inteira (7 anos) no Instituto Roslin, onde foi criada. Morreu em 14 de Fevereiro de 2003 por uma infecção pulmonar incurável.



Internet
Essa ferramenta surgiu em 1969 e foi criada pelo Departamento de Defesa dos EUA como um projeto pioneiro de constituição de uma rede capaz de sobreviver a ataques nucleares. Hoje a internet já se tornou indispensável como ferramenta de trabalho.




Primeiro homem a pisar na Lua
O primeiro homem a pisar na Lua foi o astronauta americano Neil Armstrong, que pisou no satélite terrestre em 21 de julho de 1969 e disse a famosa frase: “Esse é um pequeno passo para um homem; um enorme passo para a humanidade”.



Penicilina
Alexander Fleming estava estudando bactérias que causavam dor de garganta e deixava-as crescer dentro de estufas. Em uma dessas placas apareceram fungos. Ele ia jogar fora o material quando percebeu que onde cresciam os fungos não cresciam as bactérias. Depois de algumas pesquisas complementares, isolou as substâncias que os fungos produzem, denominando-a penicilina.



Plutão
O astrônomo Percival Lowell foi um de seus investigadores mais dedicados, mas nada descobriu. Doze anos depois de sua morte, seu antigo observatório contratou um astrônomo mais jovem, Clyde Tombaugh, para continuar o trabalho. Plutão foi descoberto em Fevereiro de 1930 pelo jovem Clyde Tombaugh.



Sabin
A vacina Sabin foi criada por Albert Bruce Sabin, um pesquisador médico. Essa vacina foi preparada com o vírus da pólio vivo, poderia ser tomada oralmente, e prevenia a contração da moléstia. Esta é a vacina que eliminou efetivamente a pólio em quase todo o mundo.



Primeiro Transplante de Coração
O cirurgião Chris Barnards realizou o primeiro transplante cardíaco e o primeiro homem a receber o órgão de outra pessoa foi Louis Washkansky. Mas Washkansky viveu apenas 18 dias depois da cirurgia, por causa das inúmeras infecções, e porque o tamanho do coração foi considerado pequeno para o seu corpo.



DNA
O DNA foi descoberto no final do século XIX, mas só foi utilizado no inicio do século XX. Seu sucesso levou à busca de outros métodos diagnósticos por imagens, que resultou no surgimento de vários outros métodos capazes de substituir outros exames mais agressivos.